quarta-feira, 1 de julho de 2020

Reciclar: Exercitar a EMPATIA.






Faz algum tempo, em algum lugar, alguém dize: Empatia é se colocar no lugar do outro DESDE a perspectiva do outro. Nunca mais esqueci (assim como todas as coisas importantes que um dia alguém me ensinou)
A pandemia tem mudado muitas coisas; eu precisei mudar e praticar a resiliência; ou nos adaptamos ou não sobreviveremos. Assim, a reciclagem foi ganhando mais espaço e o Plano Oikos, que era um projeto paralelo ao Minerva, foi ganhando força e nós fomos nos envolvendo mais e mais.
Por que falar de empatia?Primeiro, porque devolvemos o mesmo carinho e cuidado que recebemos das pessoas que encontramos na nossa caminhada. Uma das questões que sempre saliento é que nós não trabalhamos com lixo e sim com materiais recicláveis. Reciclar é evitar que novas matérias primas sejam retiradas da natureza. Considerando que o planeta possui recursos FINITOS, estamos, afinal de contas, colaborando com dar uma sobrevida para a humanidade.
Lembro de uma fala do Chico Mendes: (se não é dele, perfeitamente poderia ser) ECOLOGIA sem luta de classes é JARDINAGEM; nada contra a nobre atividade de cuidar de plantas e jardins, porém, o cuidado do meio passa por mudar as relações sociais. Na reciclagem há um ciclo de colaboração onde todos ganham, as relações deveriam ser estabelecidas de forma horizontal.
Durante praticamente 8 horas diárias minha atividade principal é coletar materiais reciclagem. Ontem fiquei muito feliz quando, ao visitar um dos nossos colaboradores e colher o material da semana, ele me falou: Bom dia professor! Pois sim, eu sou um professor que trabalha com reciclagem. O meu olhar diante desta atividade é o de um educador.
Como é gratificante quando observo o cuidado e o carinho que as pessoas depositam ao coletar e separar os resíduos; quando eles são lavados e colocados de forma adequada, quando o vidro é identificado e protegido para não ferir o coletor. São muitas as atitudes que me deixam feliz!
No dialético contraditório encontram- se os casos em que se mistura a reciclagem com lixo comum, ou quando simplesmente não há responsabilidade com a reciclagem, quando as pessoas não se colocam do outro lado. Em muitos lugares a coleta seletiva e os processos relacionados são uma obrigação legal; em nossa cidade ainda é só um apelo do planeta.
Vamos exercitar a empatia? Vamos a reciclar mais e melhor? Esta é a nossa obrigação pois somos responsáveis pelos resíduos que produzimos. A responsabilidade do  Plano Oikos é colaborar neste processo

Recebam um abraço fraterno do Professor Gonzalo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário