domingo, 6 de novembro de 2011

Filosofia 3ª ano. SEMANA 10!!!!

1. Explique o conceito de razão afirmativa
2. Explique o conceito de razão dependente
3.Qual é a importância da semana de arte moderna de 22, segundo explicitado no capítulo 11
4."Podemos agora equacionar a questão de um pensamento brasileiro.A Filosofia representa, por si só, num desafio a nossas instalações,uma exigência de questionamento radical. Por outro lado, por comodismo, ligação incestuosa e pela violência do projeto colonizador,sempre delegamos à Europa nos dizer o que deveríamos pensar. Deste irreconciliável choque - quanto a isso não há como dar um jeito - resultou a impossibilidade de uma Filosofia brasileira.
Ou não?" (p101)
Explique o trecho baseado na leitura do capítulo 11
5. Que conclusões podemos extrair do trabalho desenvolvido durante o trimestre?

8 comentários:

  1. 1 . A razão afirmativa caracteriza-se por assiimilar algo que ja foi produzido sem alterar aquilo , concordando ou negando com o ponto de vista do pensamento para não gerar conflitos e discussões. Nela não há razão , apenas a imparcialidade de concordar ou não com o que ja foi dito , portanto , não é original.


    2 . O conceito de razão dependente é que a filosofia brasileira é dependente da filosofia européia para criar. Precisamos assimilar pensamentos ja produzidos anteriormente para darmos nosso ponto de vista em relação a ele , um pensamento portanto nada original e não reconhecido .

    3 . A importância da semana de arte moderna de 22 é que nela foram valorizados aspectos da nossa cultura como índios e natureza. Nela houve uma mudança de pensamento e atitude no sentido de descobrirmos nossa identidade e conseguirmos criar algo que fosse nosso , original e portanto reconhecido pelo resto do mundo.

    4 . Concordo com o trecho quando ele diz que por comodismo nos acostumamos a deixar os europeus ditarem o que devemos fazer e como devemos pensar e também quando diz que a filosofia brasileira só podera existir quando houver um questionamento radical , porém discordo quanto a impossibilidade de uma Filosofia Brasileira. Para mim somos capazes de criar uma filosofia brasileira. Basta deixarmos de lado o comodismo e o jeitinho brasileiro e passarmos a questionar o que outras culturas nos impõe e nos concentrarmos em descobrir a nossa identidade e produzir baseado nela.

    5 . Podemos concluir que a filosofia brasileira não é original e portanto não é reconhecida pelas outras comunidades porque somos acomodados a pensar e agir como os europeus e não nos preocupamos em descobrir quem nós realmente somos e produzir filosofia que mostre isso aos outros povos. Também concluí que devemos deixar de lado a razão afirmativa , conciliadora e ornamental e assumirmos uma posição questionadora radical no sentido de sermos menos "controlados" pelos europeus e então conseguirmos criar a filosofia brasileira de fato.

    ResponderExcluir
  2. 1) A Razão Afirmativa é o mesmo que “sem razão”, é um complemento do senso. Por apenas concordar com o que foi “dito”, sem criar conflitos, ela até pode ser comparada com a Razão Conciliadora.

    2)Razão dependente é o conceito que resume o que já foi dito diversar vezes no livro: dependência européia. Nos basemos nas ideias deles para formar as nossas.

    3. Foi na semana da arte moderna que ocorreu a primeira tentativa de independência cultural. Os artistas brasileiros finalmente deixaram de lado o passado e conseguiram criar. Houve uma revolução tanto na cultura como em Mário e Oswald (e em todos outros artistas da época). O Brasil conseguiu mostrar o que era, de forma original.

    4.Infelizmente, éramos e ainda somos muito cômodos (preguiçosos) e deixamos nos influenciar pelas atitudes de outras culturas (no caso a Européia). Porém, essa não é uma situação irreversível. Podemos sim “revolucionar” a filosofia e criar uma originalmente Brasileira. Primeiramente é preciso querer, e depois é só ir atrás, mas para isso o brasileiro tem que deixar a preguiça de lado para mostrar que é capaz.

    5. Durante o trabalho, aprendi que a Filosofia brasileira é como uma “cópia” um pouco modificada da Filosofia Européia, não possuímos uma idéia exclusiva nossa. É difícil pensar que se até agora isso não mudou, ainda possa mudar, mas como respondido no item 4 ainda há chances. Além disso, a nossa filosofia não “luta” pelo que acredita, apenas concorda e aceita outras opiniões para não gerar conflitos de idéias; é uma filosofia pacífica.

    ResponderExcluir
  3. 1- A razão afirmativa apenas concorda com o que já foi falado, sem criar contradições.
    2- A razão dependente significa que a filosofia brasileira depende da filosofia européia. A nossa filosofia é uma cópia da filosofia européia.
    3- Na semana da arte moderna o Brasil conseguiu se mostrar do jeito que realmente é. Nela foi valorizada a natureza que era predominante no Brasil.
    4- Acho que podemos sim criar nossa própria filosofia, deixando de lado a cópia que fizemos da filosofia européia, é só ter força de vontade e deixar de lado o comodismo e correr atrás para descobrir nossa identidade.
    5- Conclui-se que a filosofia brasileira não produzida por um pensamento próprio, e sim por uma cópia da filosofia européia. Devemos abandonar a filosofia européia e criar a nossa própria, deixando de lado o comodismo, a razão afirmativa, conciliadora e ornamental.

    ResponderExcluir
  4. 1. A razão afirmativa é nada mais, nada menos do que imparciabilidade de um pensamento feito sobre algo já dito ou que já existe. Geralmente feito para afirmar ou negar, sendo assim não é original.

    2.A razão dependente é a, já muito citada, dependência que a filosofia brasileira tem da filosofia européia. Sendo entendido assim que nos espelhamos neles para criar nossa filosofia tornando-a não-original.

    3.A semana de arte moderna de 22 tem uma notável importância já que ela exalta fatores nacionais, como a natureza, os índios, etc o que destaca a originalidade brasileira e afasta, de certa forma, as raízes européias.

    4. O trecho tem razão quando cita que nos deixamos influenciar pela cultura (filosofia) Européia, e faz sentido quando pensamos qua tem a ver com a colonização e etc.Mas isso não impossibilita um pensamento ou algo originalmente filosófico sendo brasileiro. a originalidade vem de coisas que nunca foram pensadas ou questionadas e qualquer um pode ocasionar a originalidade.

    5. Nesse trabalho foi mostrado como a filosofia brasileira não é concebida como "original", mas sim uma cópia, porém (posso até estar errada, mas...) Uma vez que vemos afirmações como essas se torna revoltante. Sim, até admito que nos espelhamos na filosofia Européia, mas tecnicamente começou lá qualquer um se basearia nela. No entanto isso não impede que uma filosofia originalmente brasileira surja.Isso não é uma questão de padrões pré-estabelecidos, filosofia é algo que brota da mente...e sinceramente...a mente é um universo vasto e imprevisível que poucos entendem e todos deveriam temer

    ResponderExcluir
  5. 1-A Razão Afirmativa aceita tudo que vem do exterior ou procura negar tudo, afirmando-se. Ou seja: exime-se de negociar intelectualmente. Por isso, não desenvolvemos uma filosofia nacional
    2- A razão dependente significa dependência da nossa filosofia sobre a europeia.
    3- realizamos uma primeira tentativa de real independência cultural face ao passado europeu e aos modelos estrangeiros
    4-A filosofia brasileira é possivel sim,basta nós nos tornarmos independente da cultura européia,dar o jeito brasileiro,como fizemos com o futebol.
    5-Nossa filosofia tem muito a evoluir e cabe a nós "tirarmos" essa dependência sobre tudo da Europa

    ResponderExcluir
  6. 1- A razão afirmativa é o mesmo que sem razão, é um complemento desesperado do senso impensado da razão eclética, que equivale a agarrar-se ao dado na pretensão de perpetuá-lo, quando a função radical do pensamento é destruir a positividade do dado.

    2- A razão dependente é a forma do qual a cultura brasileira seja dependente de outras culturas, como a européia.

    3- A Semana da Arte Moderna foi importante por mostrar uma certa independência da cultura brasileira em relação às outras, mostrando caráter e personalidade.

    4- Temos uma grande influência da cultura européia sobre a nossa, mas nada impede a nós criarmos a nossa própria cultura, basta deixarmos de lado o comodismo que atinge a quase todos os brasileiros diariamente e iniciarmos a criar nossa própria filosofia.

    5- Pode-se concluir desse trabalho que a filosofia brasileira possui uma grande dependência da cultura européia, e isso graças ao grande comodismo que o povo brasileiro possui, não agimos e não criamos novas idéias e novas filosofias, acabando por não ter uma filosofia reconhecida por outras comunidades. É muito importante abandonarmos a razão afirmativa, conciliadora e ornamental e tirarmos sobre nossa cultura essa dependência européia, criando nossa própria personalidade e uma diferente filosofia.

    ResponderExcluir
  7. 1 . A razão afirmativa caracteriza-se por assiimilar algo que ja foi produzido sem alterar aquilo , concordando ou negando com o ponto de vista do pensamento para não gerar conflitos e discussões.
    2.A razão dependente significa dependência da nossa filosofia sobre a europeia.
    3.A importância da semana de arte moderna de 22 é que nela foram valorizados aspectos da nossa cultura como índios e natureza.
    4.O trecho tem razão quando cita que nos deixamos influenciar pela cultura (filosofia) Européia, e faz sentido quando pensamos qua tem a ver com a colonização e etc.
    5.Nossa filosofia ainda precisa evoluir muito para sair a influência européia.

    ResponderExcluir
  8. 1.) Em síntese, a razão afirmativa é o mesmo que uma sem-razão. Ela concorda com o que já foi falado, sem criar contradições. Esse tipo de razão não gera conflitos e discussões.


    2.) A razão depende, é quando uma filosofia ainda está ligada a uma outra filosofia, como por exemplo, a filosofia brasileira que é dependente da filosofia européia.


    3. )Para o Brasil, a semana de arte moderna de 22 foi importante pois ocorreu uma valorização da cultura, da arte, dos índios e da natureza brasileira. Os brasileiros ficaram um pouco mais independentes e conseguiram criar dentro de um estilo pessoal. Por exemplo, em O Abopuru de Tarsila do Amaral, a inspiração para o quadro vem de uma história que Tarsila ouvia quando era criança, uma história, uma lenda totalmente brasileira. O Brasil começou a mostrar sua independência artística.

    4) O Brasil, devido a colonização, tem forte influencia européia, não só na filosofia, como na cultura e nos costumes, mas não se pode deixar de lado a nossa cultura, as nossas características. O nosso país é rico em belezas naturais, em artistas e aos poucos está construindo a sua identidade. Hoje, já somos respeitados internacionalmente. Com toda certeza, o nosso país é capaz de criar uma filosofia.

    5) Durante o semestre foi possível concluir, que existem vários tipos de razões, e que as discussões sobre as definições são inúmeras e longas. Também foi possível perceber, que o Brasil não tem uma linha filosófica própria, que ele se baseia na européia, mas isso pode ser alterado.

    ResponderExcluir