domingo, 16 de outubro de 2011

semana 9 filosofia terceiro

1) Leia o capitulo10

2) Defina razão afirmativa

3) Faça uma descrição da " Escola de Recife" ( geração de 1871) Pode tomar coma base http://www.institutodehumanidades.com.br/arquivos/escola_do_recife.pdf . Leia e resuma o capítulo 2

4) Qual é a relação entre a gravura da pag 82 da " Critica da razão tupiniquim"?

7 comentários:

  1. A razão afirmativa caracteriza-se por assiimilar algo que ja foi produzido sem alterar aquilo , concordando ou negando com o ponto de vista do pensamento para não gerar conflitos e discussões. Nela não há razão , apenas a imparcialidade de concordar ou não com o que ja foi dito , portanto , não é original.

    A Escola de Recife foi um movimento sociológico e filosófico que aconteceu na Faculdade de Direito de Recife. Por ser um dos únicos lugares que servia para elaboração e debate de questões filosóficas no Brasil a "geração de 1871" foi responsável pelo desenvolvimento de pensamentos intelectuais a respeito do Brasil como a mestiçagem , o cruzamento de raças , a valorização do índio , e a descoberta da identidade nacional , além de constantemente debater e questionar teorias européias como o positivismo e o marxismo.

    A relação com a gravura da pág 82 é que a gravura mostra uma senhora européia calando a boca de um índio que é exatamente o que acontece no Brasil , a razão afirmativa. Aqui nos apenas assimilamos os pensamentos europeus e concordamos ou não com ele , mas nunca produzimos conteúdo original baseado em nossa cultura e nossas características , nós somos realmente calados pelos europeus.

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  2. Como vivemos em um país sem tradição filosófica, a “A razão afirmativa” encontrou em nosso ambiente intelectual um campo de fácil penetração. Essa razão é o mesmo que “sem razão”, é um complemento do senso. Por apenas concordar com o que foi “dito”, sem criar conflitos, ela até pode ser comparada com a Razão Conciliadora.
    “na ausência de critérios ou posições criticamente assumidas, deve optar pela simples afirmação(...)”

    Escola do Recife, em 1870, foi um movimento de caráter sociológico e cultural que tomou lugar nas dependências da Faculdade de Direito do Recife. Por ter sido durante muito tempo o único espaço para o grande debate intelectual na região norte e nordeste do País, a Faculdade abriu espaço para idéias que resultaram na denominada "Geração de 1871". A Escola tinha várias preocupações desde a poesia, a política, mas a filosofia é que se constituiu no elemento unificador. Tem suas raízes na filosofia evolucionista, com bases em Spencer, que já afirmara a questão evolucionista antes mesmo do próprio Darwin. É da união do evolucionismo com o monismo que surge a Escola de Recife, tendo como seus maiores expoentes Tobias Barreto (1839-1889), Sílvio Romero (1851-1914), Clóvis Bevilacqua (1859-1944) e Euclides da Cunha (1866-1909). É uma reação ao oficialismo da filosofia instituída como doutrina imperial. Fruto da reflexão formada na faculdade de direito da capital pernambucana.


    A imagem da página 82 retrata o poder dos Europeus sobre nós, ou melhor, o poder que damos à eles para exerce-los sobre nós.

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  3. 2-A Razão Afirmativa aceita tudo que vem do exterior ou procura negar tudo, afirmando-se. Ou seja: exime-se de negociar intelectualmente. Por isso, não desenvolvemos uma filosofia nacional.
    3-A escola de Recife foi um movimento que ocorreu na Faculdade de Direito do Recife. Como foi durante muito tempo o único espaço para o grande debate intelectual na região norte e nordeste do País, a Faculdade abriu espaço para idéias que resultaram na denominada "Geração de 1871".Sendo destaque:Tobias Barreto, Sílvio Romero, Clóvis Bevilacqua e Euclides da Cunha.
    4-A gravura revela a Europa exercendo poder sobre nós.

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  4. 2-A razão afirmativa caracteriza-se por assiimilar algo que ja foi produzido sem alterar aquilo , concordando ou negando com o ponto de vista do pensamento para não gerar conflitos e discussões.
    3-Escola do Recife, em 1870, foi um movimento de caráter sociológico e cultural que tomou lugar nas dependências da Faculdade de Direito do Recife. Por ter sido durante muito tempo o único espaço para o grande debate intelectual na região norte e nordeste do País, a Faculdade abriu espaço para idéias que resultaram na denominada "Geração de 1871".
    4 -A gravura mostra que a Europa está exercendo poder sobre nós.

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  5. 1- Capítulo 10

    2- A razão afirmativa é o mesmo que sem razão, é um complemento desesperado do senso impensado da razão eclética, que equivale a agarrar-se ao dado na pretensão de perpetuá-lo, quando a função radical do pensamento é destruir a positividade do dado, a razão afirmativa tende a sacralizar o passado, fonte de todas as certezas e pensar o anestésico e esterilizado que não incomoda e nem arrisca.

    3- A Escola de Recife reivindicava a metafísica e ao mesmo tempo em que recusava a volta da antiga filosofia já recusada. Foi um movimento de caráter sociólogo e cultural. Teve esse nome por ter sido ocorrida na Faculdade de Direito de Recife.

    4- A relação que ocorre são os pensamentos, os ideais europeus que, nós brasileiros, acabamos sempre concordando, independente se achamos certo ou não.

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  6. 2-A razão afirmativa seria a mesma coisa que a pessoa nao tem razão sobre algo que ela fala , ou seja é ela acha que tem a razao mas nao tem assim fazendo com que ela destrua os dados verdadeiros.
    3- A Escola de Recife recusa a volta da antiga filosofia.
    4- Na gravura, que demonstrar que a Europa está mostrando que tem mais poder sobre nós e que estamos a apoiando sobre esse fato.

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  7. 2.) Em síntese, a razão afirmativa é o mesmo que uma sem-razão. Ela concorda com o que já foi falado, sem criar contradições. Esse tipo de razão não gera conflitos e discussões.

    3) A Escola do Recife, em 1870, foi um movimento de caráter sociológico e cultural que ocorreu nas dependências da Faculdade de Direito do Recife. Após longas e inúmeras discussões, a Faculdade abriu espaço para idéias que resultaram na denominada "Geração de 1871".
    Essa geração tinha preocupação que ia desde arte, poesia, até política e cultura. A escola foi responsável pela criação de inúmeros pensamentos como, mestiçagem, a valorização do índio, do povo, a mistura das raças....

    4) A relação da com a gravura da página 82, é totalmente clara. A figura mostra uma senhora européia calando a boca de um índio, ou seja, o mesmo que aconteceu no nosso país, o europeu querendo calar o nosso índio.

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