segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SEMANA 7. FILOSOFIA 3º ANO



TUPI OR NOT TUPI!!!

1) leia o capítulo 8

2) Assista este vídeo. Opine, quais são os seus sentimentos? quais são suas percepções?



 2) Assista e compare!!!





3) considerando os videos apresentados e voltando ao conceito de " antropofagia" interprete e opine "De fato, cumprindo seu destino e sua vocação, o pensamento brasileiro,mais do que criativo, é assimilativo das idéias alheias, e, ao invés de abrir rumos novos, limita-se a assimilar e a incorporar o que vem de fora. Daí a história da Filosofia no Brasil ser, em geral, uma história da penetração do pensamento alheio nos recessos
de nossa vida especulativa, ser, em suma, a narrativa do grau de compreensão, da nossa capacidade de assimilação nas diferentes épocas e do nosso quociente de sensibilidade espiritual".( p 57)

4) Por último... porque isto poderia ou não, segundo o lido ser entendido como filosofia? http://www.ufrgs.br/cdrom/rodrigues03/rodrigues3.pdf

7 comentários:

  1. O livro, os vídeos, a passagem do texto transcrita do livro e o texto sobre o complexo dos viras-latas nos permite chegar a algumas ideias e compreensões que não temos no dia a dia. O livro ainda remete-nos as ideias de antropofagia e ainda coloca a dúvida sobre o pensamento filosófico brasileiro, o primeiro vídeo ja nos dá uma sensação de escravidão, mas em um curto intervalo de tempo nos dá uma simbólica ideia de liberdade quando no meio da música diz que os colonizadores - que com todo o seu poder sobre os nativos através da Companhia de Jesus (os jesuítas), que catequizavam para poder ter esses nativos como trabalhadores escravos - podiam comprar qualquer coisa, sendo a maior potência do mundo (Espanha e Portugal), mas as principais coisas fundamentais da vida eles não poderiam comprar como a chuva, ventos, nuvens, sol, alegria, felicidade ou até mesmo a dor. Mostrando assim que, se tratando de sentimentos e fatores climáticos para produzir na terra, eles teriam que esperar um poder maior para fazer sol e cultivar o produto implantado na terra.
    O segundo vídeo faz uma comparação com o primeiro através dessas semelhanças, porém, faz uma comparação com os dias atuais e faz referências às disputas no capital de hoje, citando alguns exemplos como canais de televisão, fazendo até nos despertar um sentimento de angústia e nos remetendo a pergunta de até onde essas disputas irão e quais consequências elas trarão para a futura geração que não aceita perder.
    O trecho tirado do livro remete exatamente a ideia do texto dos vira-latas, onde o Brasil se tratando de futebol sempre se espelhou no mundo inteiro, sendo que onde deveria se espelhar era na luta que seu povo enfrentou até ser dependente, a luta que viveu a poucos anos na República-Velha e tantas outras revoltas que deveria se orgulhar e estava tão perto pra pegar referência, mas sempre se espelhou nos seus países vizinhos; a mesma coisa que acontece com a filosofia que poderia pegar exemplos nacionais e criar uma filosofia nova, sem copiar ou assimilar exemplos de outros países, mas os brasileiros sempre querem as coisas muito 'mastigadas' e até aprender a correr atrás do que quer, nunca terá uma filosofia simplesmente BRASILEIRINHA.

    Murilo Cantão Bizutti nº04 3º ano A

    ResponderExcluir
  2. Minhas percepção acerca do vídeo é que a américa latina é uma região com povos dos mais variados tipos , de misturas raciais e cultura expressada das mais variadas formas. Apesar disso , é um povo que ainda tem muitas dificuldades de se livrar de seu passado marcado por exploração e construir uma identidade nacional.

    O Brasil ainda não produz conteúdo filosófico original porque ainda não conseguiu definir sua identidade . O jeito , o comodismo e o fato de não conseguirmos lidar com a oposição e o conflito de idéias faz com que o que produzimos seja apenas diferentes visões de conteúdo ja produzido por outra pessoa. Ainda não conseguimos nos libertar da influência européia e americana e por isso assimilamos os conceitos que eles produzem ao invés de entender o país no qual vivemos e produzirmos conteúdo baseado na nossa cultura pura , sem a intervenção do colonizador ou da cultura econômica imposta pelos EUA.

    Na minha opinião o texto de Nelson Rodrigues pode ser visto como filosofia porque ele usou um tema que é muito presente no nosso dia e está incrustado na nossa cultura , o futebol. Ainda que o futebol não seja um instrumento de crítica social e política ele é característico da cultura brasileira mais do que qualquer outra , é portanto uma filosofia original.

    ResponderExcluir
  3. No primeiro vídeo pude notar 2 Américas : uma triste, miserável e sofrendo.Outra feliz,contente com o que tem(se divertindo ao ar livre,sem a necessidade de dinheiro) e satisfeita.
    No segundo vídeo mostra nossa sociedade dependente do consumismo e cada vez mais egoísta.
    O Brasil,como o resto da América latina, ainda não desenvolveu seu próprio modo de pensar fazendo com que copiar seja a solução para a filosofia.

    ResponderExcluir
  4. O primeiro vídeo nos da uma sensação de escravidão, mas em um período da música, fala que os colonizadores podiam comprar qualquer coisa, pois eram as potências mundiais, mas não poderiam comprar as coisas mais importantes da vida, como o sol, a lua, a chuva e principalmente a felicidade.
    O segundo vídeo faz uma comparação com os dias atuais, e faz referências às disputas no capital de hoje, como disse o Murilo.
    O Brasil só é reconhecido no mundo por ser o país do futebol, e isso não é uma filosofia. O Brasil não consegue criar seu próprio modo de pensar , apenas copia outros tipos de modelos filosóficos.

    ResponderExcluir
  5. Os vídeos apresentam a América Latina, ainda implicando em suas características marcantes porém também mostrando algo de sua originalidade que são o povo nativo, a natureza e o próprio povo que se formou e se desenvolveu aqui, criando também coisas próprias da América Latina.

    O Pensamento Brasileiro pode até estar ligado à reflexão e assimilação de idéias alheias, mas não é só isso. Pensamentos novos podem ser criados a partir de concepções diversas que temos e com o passar das modificações e interpretações tornamos isso em algo novo. Assim como o texto de Nelson Rodrigues onde ele usa o futebol para filosofar. Isso já é em si algo diferente e a partir de idéias como essa pode presenciar o surgimento de outras novas. A partir do momento que damos opinião sobre algo temos outra coisa para acrescentar o que vai modificando cada vez mais uma linha de pensamento.

    ResponderExcluir
  6. - Os vídeos mostram a diversidade presente na América Latina, cheia de raças, culturas e crenças diferentes. A América Latina mostrada nos vídeos é um continente que apresenta diversos problemas e um passado complicado que ainda influencia em diversos ambitos, mas apesar dos problemas, a população tenta os contornar e levar uma vida digna.
    - O trecho apresentado revela a filosofia brasileira como algo que apenas agrega ideias de outras culturas, que talvez nem se encaixem na realidade de nosso país, mas que são aceitas sem uma discussão ou tentativa de criar algo novo e realmente brasileiro.
    - No texto de Nelson Rodrigues, concordo com o Henrique, e também acredito que o tema futebol, apesar de não caracterizar uma crítica social, é uma filosofia original, já que trata de um tema presente na cultura brasileira.

    ResponderExcluir
  7. É possível com a visualização dos vídeos e a leitura, ver as inúmeras características da America Latina. Pode-se notar a diferença entre as Américas e características, também se percebe os problemas, e como a população vive ou tenta viver.Por outro lado, mostra a face da riqueza.
    Quando se pensa em Brasil, logo vem a cabeça samba, carnaval, mulheres e futebol, nosso país tem esses estereótipos. O Brasil ainda não tem a sua própria filosofia, ele se apóia e se baseia em outras, como por exemplo a Européia.Não é nossa, é cópia.

    ResponderExcluir