sábado, 24 de setembro de 2011

SEMANA 6 FILOSOFIA. 3º ANO EM

1) Interprete, após a leitura do capítulo a gravura da p. 50
2) Explique e exemplifique o conceito de " razão conciliadora"
3) "Ora, filosofar é dar-se conta da Filosofia. Dando razões de sua existência e assumindo os riscos seguintes. Ela não tem qualquer importância que possa  se impor a mim antes do momento em que  eu me importe"(p53-54) Que assunto lhe parece digno de uma reflexão filosófica?Esboce um pensamento filosófico em relação ao tema escolhido!!!!

BOA SORTE!!!!!

7 comentários:

  1. A gravura simboliza a filosofia conciliadora que caminha junto a filosofia ornamental. Nela as coisas não são julgadas , avaliadas e criticadas , elas são como elas são . Não há um esforço de pensamento para criticar alguma coisa e por isso não se cria uma filosofia original.

    "A atitude conciliadora é ausente de critérios, de intuições geradoras de pensamento. Pensar é unificar. O esforço secular da Filosofia tem sido a tentativa, continuamente renovada, de apreender o real num único ato de saber. Comumente - e isto é ostensivo entre-nós - confundimos o filósofo com aquele sujeito que sabe muitas coisas e que discursa sobre tudo. Em suma: o filósofo é tido como o homem de muitas idéias. Equívoco total. O filósofo é o homem de uma idéia só. Idéia que, por sua virtualidade criadora, é capaz de desenvolver no espírito uma visão unificada do mundo"

    O conceito de razão conciliadora é o conceito de não criticar , e julgar as coisas. Apenas juntar idéias e formar um pensamento filosófico ornamental. Essa filosofia é largamente praticada no Brasil , onde não conseguimos lidar com opiniões contrárias as nossas , por isso apenas pensamos , mas não formamos idéias e opiniões.

    Na minha opinião um tema atual que merece uma reflexão filosófica é a família.
    Hoje em dia a comunicação , a informação faz com que muitas famílias se afastem , porém que muitas se aproximem , mesmo estando longes.
    Enquanto em algumas a comunicação entre os membros da família é muito pequena , quase não existe devido a internet , televisão , video games e etc em outras famílias cujos membros estão longes um do outro a comunicação entre eles foi muito facilitada com a tecnologia que existe atualmente.
    O maior desafio de muitos pais é conseguir penetrar no mundo dos jovens , dos filhos , para conseguir entender o que se passa na cabeça deles , seus problemas (que são problemas diferentes dos que aocnteciam na sua adolescência) e então ajudá-los da melhor forma.

    ResponderExcluir
  2. 1- A imagem relaciona-se com a Razão Conciliadora que mostra um “filosofo” apenas contemplando sua idéia, sem concretizá-la, sem expressá-la.

    2- A Razão Conciliadora representa mais uma característica do povo brasileiro: tolerância e aceitação. Como não conseguimos lidar com opiniões adversas à nossa, a razão conciliadora exerce o papel de não criticar, julgar, discutir, ela apenas aceita diferentes pensamentos sem formar idéias concretas. Nos limitamos a apenas conciliar o que já existe.
    "a atitude conservadora é ausente de critérios (...)"

    3) Um tema que deve ser discutido é sobre o poder da mídia e a transformação que esse poder faz sobre a sociedade.
    Atualmente, a mídia influencia em diversos aspectos a vida das pessoas. Novelas ditam padrões de vida, telejornais escolhem o que e como noticiar e propagandas influenciam as escolhas das pessoas. Somos “teleguiados” a seguir tendências e isso traz consequências negativas a todos como uma sociedade individualista e capitalista.

    ResponderExcluir
  3. 1 - A gravura representa a razão conciliadora, onde o filósofo apenas tem uma ideia e fica pensando nela, mas sem coloca-la em prática.

    2 - A razão conciliadora não critica e nem julga as coisas. Apenas acompanha pensamentos e forma ideias, mas sem coloca-las em prática. A razão conciliadora é bastante praticada no Brasil, onde não lidamos com opiniões contrárias às nossas.

    3 - Também acho que um assunto que seja digno de uma reflexão filosófica é a família.
    Com a tecnologia que existe atualmente, jovens acabam se afastando cada vez mais dos pais, ou seja, acaba não havendo comunicação.

    ResponderExcluir
  4. - A gravura da pagina 50 mostra a Razão Conciliadora, onde um filosófo apenas "olha" para obras de outros filosófos e não cria seus próprios pensamentos.
    - A razão conciliadora é a aceitação de idéias e pensamentos sem que haja uma critica ou julgamento sobre tais ideias. A razão conciliadora pode ser exemplificada pela filosofia "brasileira", que aceita ideias de outras culturas e não cria uma filosofia própria.
    - Um tema que merece uma reflexão filosófica, com toda a certeza, é a amizade. A amizade é algo com o qual nenhum ser humano consegue viver sem. Com tantos conflitos no mundo do hoje, talvez a única escapatória para tanto caos e destruição, seja a amizade, que é algo que satisfaz o ser humano tanto em momentos ruins quanto em momentos bons.

    ResponderExcluir
  5. 1- A imagem possui uma relação com a Razão Conciliadora, onde o filósofo apenas vê a sua idéia, porém não a expressa.

    2- A Razão Conciliadora é uma prática é desprovida de critérios críticos, cria-se variados modismos e o surgimento de novos "ismos" de tempos em tempos, agregadores de seguidores que nem sabem exatamente o que significam, mas que, para mostrarem que são atuais, têm de aderir ao último "ismo" em voga, dando origem a um pitoresco cosmopolitismo.

    3- Um tema que pode ser discutido é a alienação. A alienação é algo extremamente perigoso e nocivo, pois pode estar em todas as áreas de nossa vida. É uma forma de tirar a identidade das pessoas. Uma pessoa alienada é aquela que age sem saber das coisas, é aquela pessoa que vive mas não dá importância para o que se passa no mundo. Que não luta pelos seus ideais e que se submete a qualquer coisa. Algumas pessoas são tão alienadas que não sabem nem mesmo a situação que nosso país está vivendo. O governo e a mídia são os principais agentes na alienação.

    ResponderExcluir
  6. 1-A gravura simboliza a filosofia conciliadora que caminha junto a filosofia ornamental.
    2- A razão conciliadora não critica e nem julga as coisas. Apenas acompanha pensamentos e forma ideias, mas sem coloca-las em prática.
    3-Um tema que deve ser discutido é sobre o poder da mídia e a transformação que esse poder faz sobre a sociedade.

    ResponderExcluir
  7. 1)A ilustração relaciona-se com a Razão Conciliadora que mostra um possível filósofo, apenas contemplando sua idéia, sem concretizá-la, sem expressá-la. Apenas olhando, sem refletir ou criar.

    2) Em resumo, a Razão Conciliadora, é aquela razão que tolera e que aceita. É uma razão que representa o povo brasileiro. É uma razão que não para e discute, ela apenas aceita o que lhe foi dito ou imposto. Não cria ou reflete. Nada é julgado ou refinado.

    3) Depois de uma pequena reflexão, na minha opinião um tema que merece ser amplamente discutido, é a influencia da mídia na vida das pessoas, e principalmente na opinião das pessoas. A comunicação está cada vez mais se desligando da filosofia, e se aliando a lucro.

    ResponderExcluir