domingo, 18 de setembro de 2011

SEMANA 4, FILOSOFIA 3º ANO

- Leia o capítulo 5. Explique o título.

- Exemplifique via exemplos reais, notícias de jornal, etc a opinião que se elabora neste capítulo no que se refere à "personalidade do Brasil"

- Assista http://www.youtube.com/watch?v=O732nexstOE ( aparentemente tem um trecho com problema no som, mais não compromete o objetivo do trabalho)

- Estabeleça relações entre as atividades 2 e 3

ENTREGA

3º B Até 28 de setembro
3º A Até 5 de outubro

5 comentários:

  1. - O título pode ser explicado como o produto direto da indiferenciação brasileira, que por sua vez era produto da dependência cultural que até hoje continua; o autor Roberto Gomes crê que no ecletismo tenhamos revelado muito mais o que normalmente se supõe.

    - A personalidade do Brasil, segundo o livro, é muito cômoda: ''..evitar oposições e dissolvê-las, ao invés de enfrentá-las e resolvê-la..'' A sociedade esta acomodada pelo fato que o autor diz, que é pelo fato de trazer na história um grande leque de submissão em tudo, sendo assim, o pensamento também sendo de até um determinado ponto sendo, ou melhor, sendo influenciado por pensamentos externos, e não havendo um pensamento originário.

    - Não realizei as atividades 2 e 3 professor..

    ResponderExcluir
  2. éé, rapaz.. e como dizia o grande ForFun:
    ''Pobre de espírito aquele que não se aventurar,
    o comodismo é um mal parasitário,
    juventude perdida é o c..
    eu tenho muito mais pra dizer!''

    ResponderExcluir
  3. O título mostra que no Brasil o ecletismo reflete a acomodação da sociedade , porque ele se baseia apenas na justaposição de idéias e perde qualquer sentido negativo que poderia ter.
    A denominaçao "mito" vem porque não existe total imparcialidade , mas no Brasil essa imparcialidade foi "maquiada" usando o conceito de ecletismo.

    " o produto direto da indiferenciação brasileira, que por sua vez era produto da dependência cultural que até hoje continua .."

    "Fica claro neste mito que, se ainda não criamos qualquer posição filosófica nossa, demos variadas mostras de imaturidade intelectual, e, no ecletismo, retratamos nossa hesitação em assumir um ponto de vista que nos permitisse uma síntese original De resto, reflexo da dependência cultural que desde sempre nos acompanha." ou seja , a cultura do ecletismo que ja é antiga no Brasil faz com que sejamos acomodados e consequentemente ainda não conseguimos criar uma filosofia original.

    ResponderExcluir
  4. - O ecletismo citado no título revela que o brasileiro é acomodado ao ponto de depender de fatos históricos para criar sua identidade, que nada mais é, senão um aglomerado de idéias vindas de outras culturas.
    - Assim como o Edgard citou, o autor mostra o Brasil como uma sociedade cômoda e incapaz de ter uma personalidade própria.

    ResponderExcluir
  5. A palavra "ecletismo" citada no título do texto mostra que o nosso país é socialmente acomodado. O Brasil se baseia em outras culturas, em outras filosofias para criar a sua imagem e a sua identidade.
    Na moda, por exemplo, o Brasil se inspira nas coleções da europa e dos estados unidos, não é criado um estilo próprio e sim um estilo copiado, o mesmo acontece com a cultura, com a filosofia, com os gostos e até com os pensamentos.

    ResponderExcluir